» Mini Curso de Flash Online Grátis - Aula #4


Mini Curso de Flash básico com técnicas e dicas básicas para você aprender a utilizar ferramenta que é o Flash.

# Aula 04 - Trabalhando com Animações
a) Configurando o filme
A primeira que coisa que devemos fazer ao iniciar um novo projeto é definir as propriedades do nosso filme, para isso vá ao menu “modificar” e escolha a opção “filme” (control + m). Em “taxa de quadros” definimos a reprodução do nosso filme, o padrão são 12 quadros por segundo. Em “dimensões” definimos a largura e altura do filme. Em “corresponder” : impressora – ajusta o tamanho do filme para o tamanho de papel padrão da sua impressora, conteúdo – ajusta o tamanho do filme de acordo com o conteúdo da área de trabalho. Em “cor de fundo” selecionamos a cor de fundo para o filme. Em “unidades de régua” definimos a unidade de medida que será usada no filme.
b) animação quadro a quadro e interpolação
Agora que já sabemos o que são símbolos, chegou a hora da nossa primeira animação. O princípio de animação no Flash é o mesmo dos filmes convencionais, onde há uma sucessão de quadros. Cada quadro apresenta uma leve diferença em relação ao anterior e quando exibidos de maneira sucessiva nos causa a sensação de movimento. No flash utilizamos a linha do tempo para organizar os quadros de uma animação.
Mini Curso de Flash Online Grátis

Quando criamos uma animação, Flash define “quadros chaves”, que são os quadros onde ocorrem as alterações de animação. Temos dois métodos de criar animações no Flash, “quadro a quadro” e “tweening (interpolação)”. No método quadro a quadro você define manualmente cada quadro da animação. No método interpolação você define o primeiro e o último quadro e o Flash calcula os quadros intermediários.
c) rótulos e comentários
Para facilitar a identificação de quadros-chaves na linha do tempo utilizamos rótulos ou comentários. Imagine um botão ao ser clicado direcione o filme para o quadro 30, posteriormente você adiciona ou remove alguns quadros, fazendo com que o conteúdo do quadro 30 passe para outro quadro.
Quando acionarmos o botão ele ainda direcionará o filme para o quadro 30, o que não é mais o que queremos. Esse problema se resolve com o uso de rótulos. Para rotular quadro-chave, selecione-o e abra o painel “frame” e digite o nome do rótulo na seção “rótulo”. Aparece sobre o quadro-chave uma bandeira vermelha seguida do nome do rótulo, se você adiciona ou remove quadro-chave o rótulo move-se junto com o quadro ao qual ele foi originalmente aplicado. Podemos agora usar o rótulo como referência.
Podemos também adicionar comentários aos quadros, o processo é o mesmo do rótulo, porém adicionando duas barras (//) antes do comentário. O comentário é identificado por duas barras verdes.

| Aula 01 - O ambiente Flash
| Aula 02 - Desenhando com o Flash
| Aula 03 - Níveis de objetos
| Aula 04 - Animações
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;