» Mini Curso de Flash Online Grátis - Aula #2


Mini Curso de Flash básico com técnicas e dicas básicas para você aprender a utilizar ferramenta que é o Flash.

# Aula 02 - Desenhando com o Flash
a) Formas básicas
Começaremos por elementos simples : oval, retângulo e linha. Para criar uma oval por exemplo, clique na ferramenta “oval” da caixa de ferramentas, vá até a área de trabalho , clique e arraste segurando o botão esquerdo do mouse.
Proceda de mesma forma para criar um retângulo ou uma linha. Você pode também escolher previamente as cores da figura a ser desenhada. Por exemplo, selecione a ferramenta “oval” na caixa de ferramentas, em seguida selecione uma cor na seção “cores”, uma para contorno e outra para preenchimento.
Algumas ferramentas apresentam opções adicionais, quando você seleciona a ferramenta “retângulo”, note que na seção “opções” aparece um controle que permite você ajustar o arredondamento dos cantos do retângulo.
Quanto maior o valor , maior será o canto arredondado. Após ter criados os objetos, você poderá alterar o atributo dos mesmos. Para alterar o preenchimento, clique na ferramenta “lata de tinta”, escolha a cor de preenchimento e clique no interior do objeto.
Mini Curso de Flash Online Grátis

Você pode também preencher objetos que não estejam completamente fechados, para isso selecione a ferramenta “lata de tinta”, vá até a seção “opções” e selecione a opção “tamanho da lacuna”, escolha o tamanho de lacuna (nenhum, pequena, média, grande), vá até o objeto e faça o preenchimento.
Para alterar atributos de contorno, selecione a ferramenta “tinteiro” da caixa de ferramentas, vá até a seção “cores” e selecione a cor do contorno, volte no objeto e clique no seu contorno. Para mudar outros atributos do contorno, vá na barra de menu, clique em janelas, painéis, traços. Você poderá alterar o estilo e tamanho do contorno. Volte no objeto e clique no seu contorno para aplicar.
b) gradiente
Com a ferramenta “balde de tinta”, você pode criar preenchimentos com uma ou mais cores, é o que chamamos de gradiente. Para aplicar um gradiente a um objeto, você seleciona a ferramenta “balde de tinta” e na seção “cores” escolhe as opções de cor que estão na parte inferior da paleta, em seguida clique sobre o objeto.
c) ferramenta lápis
Para criar traçados utilize a ferramenta “lápis”. Na seção “opções” note que há três tipos de traçado: acertar, suavizar, tinta. A opção acertar permite que você faça traçados retos, já na opção suavizar o Flash suaviza seus traçados permitindo fazer curvas suaves. Com a opção tinta, o Flash mantém seus traçados de acordo com o que você fez.
d) ferramenta pincel
A ferramenta “pincel” permite criar formas exatamente como um pincel real. Na seção “opções” selecionando o controle “tamanho do pincel” podemos selecionar o tamanho do pincel. Podemos também alterar o estilo do pincel no controle “formato do pincel”.
A ferramenta “pincel” possui vários modos de pintura, na seção “opções” através do botão “tipo de pincel” você pode escolher: pintar normal – preenche todas as áreas onde for aplicado, pintar preenchimentos – atua somente sobre os preenchimentos ignorando os contornos, pintar atrás – pinta por trás dos objetos, pintar seleção – pinta somente a área selecionada previamente, pintar dentro – pinta somente a área onde você começou a pintar.
e) caneta bézier
Para desenhar com maior precisão o Flash 5 incluiu a ferramenta “caneta bézier”, com ela você pode controlar ângulos e curvaturas dos objetos que desenhar. Para traçar linhas retas, simplesmente seleciona a ferramenta“caneta”, clique no ponto inicial e vá clicando em outros pontos sem manter o botão do mouse pressionado, para finalizar a criação do objeto selecione a ferramenta “seta”.
Já para criar segmentos curvos, clique a arraste com o botão esquerdo do mouse pressionado. Você pode intercalar segmentos curvos e segmentos retos.
f) ferramenta borracha
A ferramenta “borracha” apresenta vários modos, na seção “opções” através do botão “formato de borracha” escolha uma das opções: apagar normal – apaga tudo onde for aplicada, apagar preenchimentos – apaga apenas os preenchimentos ignorando os contornos, apagar linhas – apaga somente os contornos ignorando os preenchimentos, apagar preenchimentos selecionados – apaga áreas previamente selecionadas, apagar dentro – apaga apenas dentro do objeto onde começou a apagar. Agora vamos falar sobre o interessante recurso da ferramenta “borracha”, a opção “torneira”, ela apaga áreas inteiras com a mesma cor. Possui também o modificador “formato da borracha”, onde você pode escolher vários estilos e tamanhos da borracha.
g) ferramenta seleção
Você pode selecionar objetos usando as ferramentas “seta” ou “laço”
h) conta gotas
Sua função é selecionar uma cor ,estilo ou mesmo uma textura de bitmap para que você possa aplicar em outros objetos.
i) ferramenta texto
A ferramenta “texto” do Flash é similar a de outros programas gráficos. Com o Flash você pode criar blocos de texto com largura fixa ou variável, além de campo de texto editáveis. Para criar blocos de texto com largura variável, selecione a ferramenta “texto” e clique sobre a área de trabalho e comece a escrever, note que o texto expande à medida que você digita. Para uma nova linha tecle enter.
Para criar blocos de texto de largura fixa, clique na ferramenta “texto”, clique na área de trabalho e arraste para a direita até atingir o tamanho necessário. O texto irá respeitar o tamanho definido.
j) escala e rotação
Vamos ver agora como aplicar algumas alterações nos objetos. Para poder utilizar o modificador “girar” verifique se a ferramenta “seta” está selecionada, clique sobre o elemento e vá até a seção “opções” e clique no modificador “girar”, note que apareceram oito alças em torno do objeto. As alças dos cantos servem para rotacionar o objeto e as alças internas servem para inclinar o objeto. Você pode também alterar o tamanho do objeto através do modificador “dimensionar”.

| Aula 01 - O ambiente Flash
| Aula 02 - Desenhando com o Flash
| Aula 03 - Níveis de objetos
| Aula 04 - Animações
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;