Faça Compras pelo chip do Celular com o NFC

Faça Compras pelo chip do Celular com o NFC Comunicação de Campo Próximo, Near Field Communication ou NFC, permite transações simplificadas, troca de dados e conexões sem fio entre dois dispositivos próximos um ao outro, geralmente por não mais do que alguns centímetros. Espera-se que seja um sistema amplamente utilizado para pagamentos por smartphones nos Estados Unidos. Muitos smartphones no mercado atualmente já contém chips NFC embutidos que enviam dados criptografados a uma distância curta
("campo próximo") para um leitor localizado, por exemplo, próximo a uma caixa registradora de uma loja.
O NFC é uma tecnologia onde Clientes que têm suas informações de cartão de crédito armazenados em seus smartphones com NFC podem pagar as compras ao agitar os smartphones perto do leitor ou tocá-los, ao invés de se preocupar com o cartão de crédito.

Como funciona o NFC?
NFC é a sigla para Near Field Communication (em português seria algo como "comunicação em campo próximo"). Por trás do NFC está a tecnologia do Radio Frequency Identification („Identificação de Frequência de Rádio), também conhecida como RFID. O chip transmite uma certa quantidade de informações a um dispositivo de leitura, o qual deverá processá-las. Para isso, o chip e o transponder não precisam de nenhuma, ou de quase nenhuma energia. Como o próprio nome diz, o NFC efetua com sucesso a transmissão de dados a partir de uma distância bastante curta.

Para quais fins foi implementado o NFC?
Por ora o Near Field Communication será utilizado acima de tudo para fins de transações e efetuações de pagamentos. Isso deverá ser um dos grandes acontecimentos do ano que vem. No entanto, o novo padrão a ser estabelecido pode ser muito mais que apenas o substituto de efetuação de pagamentos em cash. Qualquer processo que exija a autenticação exata de uma pessoa poderá vir a ter o NFC como nova implementação. É possível imaginar que num futuro próximo possa-se reservar um quarto em um certo hotel e as chaves do quarto serem enviadas „pelo ar“ para o referido hóspede. Isso vale também para uma entrada em algum show ou para um automóvel a ser alugado. Várias empresas deverão desenvolver conceitos próprios para a tecnologia NFC.
Pagamentos por perfumarias, corridas de táxi e vários outros produtos e serviços utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication) de celulares já é uma realidade. Entretanto, apenas em situações isoladas — algo que ainda passa muito longe do mainstream comercial, por assim dizer. Em quanto tempo isso deve mudar? Bem, de acordo com a Visa, algo em torno de 2 ou 3 anos.
Mas a Visa passa longe de uma leitura utópica da projeção do NFC, pelo menos para breve. Segundo Gajda, grande parte do desafio virá da necessidade de alterar hábitos dos consumidores, a fim de substituir a comodidade dos pagamentos em dinheiro ou com cartões — embora o potencial do mercado mobile e a possibilidade de veicular novos serviços e propagandas tenha atraído diversos “peixes grandes” da indústria.
gostou do NFC? Deixe seu comentário.

Veja mais sobre o assunto na Wikipédia, TecMundo e Android Pit.
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;