Quando começa e quando termina o horário de Verão 2012

Quando começa e quando termina o horário de Verão 2012 O consumo de energia no mundo inteiro é uma questão que preocupa os governantes, pois as reservas naturais já não são tantas como antigamente. O consumo de energia está aumentando a cada ano devido ao crescimento da indústria e também da população e para amenizar este problema muitos governos tomam providências para que o consumo seja um pouco menor.
No Brasil um dos procedimentos tomados pelos governos é a instituição do horário
de verão que tem como objetivo a diminuição do tempo em que as pessoas precisam ficar com a luz acesa. O horário de verão foi adotado pela primeira vez no território brasileiro no ano de 1931 e depois de muitas idas e vindas, devido ao fato de muitos não aceitarem o horário, ele retornou no ano de 1985 e agora é inserido anualmente e depois de alguns anos, mais precisamente no ano de 2008 foi decretado por lei, a data de início e fim do horário de verão.
Mas quando inicia o horário de Verão em 2012?
Ficou determinado que todo ano o horário de verão começaria no terceiro domingo de outubro e terminaria
no terceiro domingo de fevereiro.
O próximo horário de verão começará no dia 21 de outubro de 2012, que corresponde ao terceiro domingo de mês de outubro e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013, exatamente à zero hora do terceiro domingo de fevereiro e para quem gosta deste horário no qual os dias ficam maiores, é um bom momento de aproveitar mais os dias para fazer caminhadas, conversar com os amigos e aproveitar o calor do verão, ainda economizando energia.
O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.


Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito.
Durante o horário de verão as lâmpadas são ligadas mais tarde e no horário de pico de consumo de energia que é no final da tarde e começo da noite, muitas pessoas ainda estão nas ruas, diminuindo significativamente o consumo. O Brasil tem conseguido uma economia significativa com o horário de verão, mas poderia ser melhor.

Dica de Simone Epifanio, Veja mais na Wikipédia.
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Comentários :

  1. A economia que se faz com a redução do consumo de energia é ínfima, na verdade a manutenção do horário de verão se deve para atender ao comércio que lucra bem mais nesse período!!!
    Seria bom se o nosso governo tivesse a mesma atenção com o empregado desse mesmo comércio que ele ajuda e fiscalizasse mais esses estabelecimentos já que é norma aqui nesse país ganhar mais nas costas dos outros!!

    ResponderExcluir
  2. adoro o horario de verao os dias ficam mais longos porque tenho que acordar mais cedo,mas por causa do calor fico ate tarde da noite acordado e uso ventiladores, fico mais tempo vendo tv e uso o pc mais tempo, economia de 4% no ano passado, grande coisa, temos que fazer as empresas criarem aparelhos que economizem energia, afinal as tvs de 32 pol lcd consomem mais que as de 29 pol de tubo temos que rever nossas prioridades mas mesmo assim um viva ao horario de verao!

    ResponderExcluir

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;