Dicas de Estudo para Concurso Público Caixa 2012

Dicas de Estudo para Concurso Público CaixaConfira Algumas Dicas de Estudo para o concurso Público da Caixa Econômica Federal.
São Várias Dicas separadas de acordo com as matérias que irão cair no Concurso Público:
Dicas de Português:
Marcelo Rosenthal, autor do livro “Gramática para Concursos”, diz que na parte de interpretação de texto a ênfase geralmente é para semântica, preposições
conjunções. No caso dos verbos, deve-se dar atenção para conjugação, diferença entre futuro do subjuntivo, infinitivo pessoal e para verbos terminados em iar (variar) e ear (passear). Na regência verbal, ele atenta para verbos como aspirar, visar, lembrar, esquecer e chamar e para o uso do pronome relativo precedido ou não de preposição. Em relação à pontuação, segundo ele, é comum que a banca peça emprego de vírgula e isolamento nas intercalações. Ele indica ainda atenção à dupla possibilidade de concordância com núcleo ou com adjunto adnominal.

Conhecimentos Bancários

J.B Bernardo, autor do Livro “Conhecimentos Bancários”, da Quileditora, diz que o candidato deve dar destaque para Sistema Financeiro Nacional (atribuições do Banco Central, do Conselho Monetário Nacional e da Caixa Econômica Federal); Sistema de Pagamentos Brasileiro (operações bilaterais e multilaterais); abertura e movimentação de contas (nesse tópico é importante distinguir contas abertas em nome de menores e deficientes que não possam escrever das contas comuns); e produtos bancários (Certificado de Depósito Bancário -CDB, Contas Garantidas, Linhas de Crédito, Cheque Especial, Leasing e Fundo de Investimentos).

Matemática
Flávio Alcântara, professor de matemática da Academia do Concurso, diz que o candidato deve dar ênfase para juros compostos, equivalência de capitais, sistema de amortização e taxas equivalentes. “A Cesgranrio aplica questões objetivas, cujos cálculos não são grandes. A interpretação das questões é elaborada. O candidato deve resolver questões anteriores da banca para se familiarizar com as expressões e interpretações da banca”, orienta.

Informática
Frank Mattos, professor de informática da Academia do Concurso, indica que o candidato priorize os seguintes tópicos: conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações do ambiente Microsoft Office, BR Office; sistemas operacionais Windows e Linux; conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet; conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas; certificação e assinatura digital e segurança da informação.

Atualidades
Alex Mendes, professor de atualidades da Academia do Concurso, indica que o candidato se informe sobre assuntos de economia, geopolítica e meio ambiente. Ele sugere os seguintes temas: crise economia mundial (origem e desdobramentos para os EUA, Europa e economia mundial); prorrogação do Protocolo de Kyoto na COP-17 (Durban); Brasil como 6ª maior economia do mundo (do Plano Real ao governo Dilma); 10 anos da prisão da base de Guantánamo (Cuba); ataques de 11 de setembro e seus desdobramentos; e geopolitica do Oriente Médio e Ásia (Irã, Iraque, Primavera Árabe, Iêmem, Israel e a Palestina, Coreia do Norte).


História e estatuto da Caixa
Newsland diz que os candidatos devem priorizar todos os assuntos, pois é a primeira vez que a Cesgranrio aplica prova com essa disciplina para a Caixa. Ele recomenda que o candidato busque informações no site da Caixa sobre fundação, início da carteira hipotecária, monopólio do penhor, monopólio das loterias, unificação, monopólio do FGTS devem ser priorizados.

Legislação específica
Newsland diz que os candidatos devem priorizar todos os assuntos, em especial direitos dos trabalhadores (quando e em que casos o trabalhador tem direito ao saque do FGTS, ao PIS, ao seguro-desemprego e ao benefício do Bolsa Família). Segundo ele, o candidato deve estudar pela legislação mencionada no edital e pelo site da Caixa.
Ética
Carlos Arthur Newsland, professor do Concurso Virtual, diz que todos os tópicos devem ser abordados nas questões, pois é a primeira vez que a Cesgranrio aplica prova com essa disciplina para a Caixa. A tradição da organizadora, segundo ele, é trabalhar de forma mais conceitual, não exigindo “decoreba”, mas a compreensão por parte do candidato.

Atendimento
Newsland sugere que o candidato priorize marketing de relacionamento, Código de Defesa do Consumidor e Resolução CMN 3.694. O candidato deve estudar o código do consumidor e a teoria de marketing de Kotler.




Redação
De acordo com o professor de redação do Concurso Virtual, Vinícius Carvalho, também autor do livro “Técnicas de Redação para Concursos”, da editora Método, a melhor maneira de se preparar para redação é ler bastante para conhecer as convenções ortográficas, ampliar o vocabulário e aprender a argumentar. “É importante se ater à quantidade de parágrafos, à estrutura de cada um deles e à relação entre as partes do texto, por meio de mecanismos coesivos.”

Carlos Alberto de Lucca lembra que serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 6. Segundo ele, é fundamental que a redação trate do tema proposto - redações que fujam ao assunto ou tenham menos de 15 linhas terão nota zero. Ele diz que a coerência é fundamental em uma redação, relacionando o início, o desenvolvimento e a conclusão. Ele recomenda evitar gírias e clichês, e palavras estrangeiras deverão ser escritas entre aspas.



Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;