» Conheça as Categorias da Carteira Nacional de Habilitação

Carteira Nacional de Habilitação A Carteira Nacional de Habilitação, mais conhecida como CNH, é um documento oficial brasileiro, que concede a autorização as pessoas para conduzirem veículos automotores terrestres. Com o passar dos anos, tornou-se tão importante pelo contemplamento de dados, que atualmente pode ser usada também como documento de identidade com Foto, mas somente no Brasil, que obteve autorização pelo DETRAN.
É dividida em categorias, que dão ao condutor licença para conduzir veículos de acordo com o que lhe for habilitado na CNH, as quais são conquistadas uma após a outra, se for aprovado em exames de aptidão.

Confira as Categorias da CNH no Brasil:

Categoria A
As pessoas que estão habilitadas a conduzirem veículos com duas ou três rodas, ou seja, motos e triciclos, que podem conter ou não carro lateral, e com número correto de acompanhante no veículo.

Categoria B
Autoriza os condutores a dirigirem veículos motorizados, a qual o peso não ultrapasse três mil e quinhentos quilogramas e a lotação não passe de oito lugares, sem contar com o motorista. É uma das categorias mais solicitadas.

Categoria C
Habilita os condutores na direção de veículos motorizados usados em transportes de cargas, que o peso ultrapasse três mil e quinhentos quilogramas, como caminhões, e que conduza até oito indivíduos.

Categoria D
Apresenta ao condutor, licença para que este possa conduzir veículos motorizados usados no transporte de passageiros, ultrapassando oito lugares, como exemplo o ônibus.

Categoria E
Autoriza a condução da combinação das categorias B, C e D, a qual a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, apresente seis mil quilogramas ou mais, sendo que o número de passageiros seja maior que oito lugares ou se encaixe na modalidade trailer.

Para tornar-se apto nas categorias acima da Categoria B, é necessário que o condutor tenha mais de um ano na habilitação anterior a que deseja possuir, não ter praticado nenhuma espécie de infração gravíssima ou grave e nem ser reincidente de multas médias ao longo do último ano.

Veja Mais Sobre o Assunto no Site do Detran.

Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment