Curiosidades sobre Geografia:

- O ponto mais alto do mundo é o Monte Everest, no Himalaia, fronteira entre Nepal e Tibete, 8.850 metros acima do nível do mar.
- A maior ilha é a Groenlândia, com 2.175.600 km2.
- A maior cordilheira é a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, com 8 mil quilômetros.
- A montanha mais alta é Mauna Kea, no Havaí, tem 10.203 metros a partir do fundo do oceano Pacífico. Se for considerado apenas o pedaço que fica acima do nível do mar, a montanha conta com 4.205 metros.
- A principal queda d’água: Angel, na Venezuela, com 979 metros de altura.
- O lago mais alto navegável é o Titicaca, no Peru, 3.811 metros acima do nível do mar.
- O lago mais profundo é Lago Baikal, Rússia, com 1.620 metros.
- O maior golfo é o Golfo do México, com 1.502.200 km2.
- O maior lago é o Mar Cáspio, entre Rússia e Irã, 372.000 km2 e 980 metros de profundidade.
- O maior rio em extensão é o Rio Amazonas, com 7.025 quilômetros.
- O maior vulcão é Gallatiri, Chile, com 6.060 metros.
- O oceano mais profundo é o Oceano Pacífico, com uma profundidade média de 4.267 metros.
- O rio Amazonas foi descoberto em 1500, por Vicente Yañez Pinzón, que lhe deu o nome de Mar Dulce. Em 1532, o nome acabou sendo trocado por Francisco Orellana, que fez a primeira descida do rio. Nasce na Cordilheira dos Andes, junto ao vulcão Misti, sul do Peru, a 4.000 metros acima do nível do mar. Essa nascente foi descoberta apenas em 1971 e é conhecida como Laguna McIntyre.
- Até pouco tempo, pensava-se que o Nilo fosse o maior rio do mundo em extensão. No entanto, graças a técnicas de monitoração por satélite, agora sabe-se que o Amazonas é maior, com 7.025 quilômetros.
- Na planície brasileira sua largura é de 6 a 8 quilômetros, enquanto a profundidade varia de 20 a 200 metros. Próximo à foz, no Atlântico, a profundidade chega até 500 metros.
- O rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água. Em menos de meio minuto de vazão, poderia saciar a sede de todos os habitantes do mundo. Ele despeja no Atlântico 175 milhões de litros de água por segundo. Esse número corresponde a 20% da vazão conjunta de todos os rios da Terra. Em um dia, ele despeja no Atlântico mais água do que toda a vazão de um ano do rio Tâmisa, na Inglaterra.
- A 8 quilômetros de Manaus, o rio Solimões se encontra com o rio Negro, produzindo o fenômeno do Encontro das Águas. As duas grandes massas de água não se misturam porque têm temperaturas diferentes. Ah, as águas do Rio Negro são... cristalinas. A impressão de escuridão surge do contraste provocado pelo encontro com as águas barrentas do rio Solimões.
- O ponto mais baixo é o Mar Morto, entre Israel e Jordânia. A superfície da água está 396 metros abaixo do nível do mar.
- O ponto mais chuvoso é o Monte Waialeale, no Havaí, com uma média anual de 11.680 mm.
- O ponto mais frio é a Estação de Vostok, na Antártida, -89,2ºC (21/07/1983).
- O ponto mais quente: El Azizia, Líbia, 58ºC (13/09/1922).
- O ponto mais seco é o Deserto de Atacama, no Chile.
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;