Dicas de planejamento financeiro para autônomos

Como fazer um excelente planejamento financeiro? 

Um bom planejamento financeiro precisa seguir um passo a passo, constituído pelas seguintes estratégias. 
1. Separar as finanças:
A primeira coisa a se fazer é organizar as finanças, separando o dinheiro do negócio do dinheiro pessoal. Mesmo sendo uma coisa óbvia e básica, muitas pessoas se confundem e acabam misturando as quantias.
Quando isso acontece, fica muito difícil diferenciar os gastos, o que aumenta os riscos de endividamento. Para fazer essa separação, tenha uma conta física e uma conta jurídica, destinando o dinheiro certo para cada uma delas. Só que além de separar as finanças, uma pessoa que trabalha com aluguel de maquina de xerox deve estabelecer alguns planos, como expandir o negócio, fazer uma viagem de férias, dentre outras possibilidades. Tudo isso deve ser incluído no planejamento financeiro, incluindo os custos desses objetivos, o quanto precisa guardar todo mês, estabelecer um prazo para esse planejamento, dentre outras informações que achar necessárias. 


 2. Conhecer as próprias despesas 
Depois de separar as finanças é um momento de conhecer as contas a pagar, e elas devem ser inseridas em planilhas, sendo uma para o negócio e outra para a vida pessoal. É fundamental ser detalhista na hora de incluir as despesas na planilha, sem se esquecer de nada, desde as contas fixas, como aluguel, internet, água e luz. Até as despesas momentâneas, como um café na padaria, uma compra, entre outras. Na mesma planilha, inclua os ganhos, pois é dessa forma que você vai se certificar de que a conta fecha e terá mais clareza em relação às suas finanças. 
 Se o profissional recebeu o valor X, e precisou investir X em cartuchos para impressoras, tudo deve ser inserido no planejamento. Se você perceber que tem algo errado, identifique as despesas desnecessárias e faça alguns cortes, pois isso te ajuda a economizar. Os valores poupados podem ser usados para criar uma reserva de emergências ou aplicados em um investimento. Não se esqueça de incluir meses com faturamento menor ou aqueles em que os gastos são maiores, como as despesas no começo do ano, afinal, elas costumam impactar nas finanças. 
 3. Escolher bons investimentos 
Depois de organizar as despesas, procure observá-las por uns 3 meses, caso note uma estabilidade, então chegou o momento de pensar em um bom investimento. Um aluguel de endereço comercial em um espaço maior, pagar uma previdência privada, comprar um título, dentre outras possibilidades, são investimentos que podem trazer bons retornos no futuro. 
 Deixar o dinheiro na poupança é uma grande perda de tempo, e guardá-lo em casa pode até mesmo representar um risco. Procure opções com liquidez diária, ou seja, investimentos que permitam o resgate a qualquer momento. Ao invés de manter um valor guardado, você coloca o dinheiro para trabalhar por você, sem precisar fazer nenhum esforço. Mas, antes de escolher o investimento, estude o seu perfil de investidor, a taxa de rentabilidade das opções, se o valor será descontado do imposto de renda e qual o prazo para resgatá-lo. 
 4. Acompanhar o planejamento
 Por fim, lembre-se de que independentemente de qual seja o seu objetivo, como aluguel de sala privativa para expandir os negócios, é crucial acompanhar o planejamento financeiro de perto. Ele deve se tornar um hábito e ser mantido pelo resto da vida, dessa forma, o profissional autônomo terá mais segurança financeira e independência para fazer o que quiser.
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;