Facebook defende mudança no seu algoritmo

O South by Southwest, festival de economia criativa e tecnologia, começou nesta quinta-feira (9) e o Facebook já figura entre os termos mais comentados. Com representantes em diversas mesas, a empresa reforça discurso de que a mudança do algoritmo que prioriza posts dos amigos é em benefício do usuário e da comunidade.
Na mesa "Facebook and Publishers: The Evolution Of News" (Facebook com empresas de mídia: a evolução das notícias, em tradução livre), a Head of News Product do Facebook, Alex Hardiman, defendeu que a empresa está em busca de soluções que melhorem a experiência do usuário, sem menosprezar, porém, o relacionamento com as empresas de mídia.
No acalorado debate com Brian Selter, da CNN, e Sara Fischer, da Axios, a representante do Facebook explicou que as mudanças priorizam a qualidade do conteúdo e que tem conversado com grupos de mídia para "redefinir esta relação". Segundo a diretora, o desafio é chegar no algoritmo que melhor atenda à missão definida pela empresa - conectar usuários e melhorar a qualidade do tempo gasto na rede social.
Reforçando o discurso, na sexta-feira (10) foi a vez do também Diretor do Facebook Andrew Keller defender a missão de melhorar a conexão entre pessoas da comunidade. Keller começou a apresentação com um anúncio peculiar: tinha mudado o conteúdo e até mesmo o título da palestra. No lugar de contar como criar conteúdo, o diretor focou sua fala na importância de reforçar relacionamento na comunidade.
Segundo Keller, os grupos do Facebook apresentam uma grande oportunidade de conexão para pessoas com interesses semelhantes. Revelando, ainda, que é um dos serviços em crescimento na empresa, em sintonia com os investimentos no algoritmo focado em relacionamento pessoal. O diretor chegou a ironizar a mudança do algoritmo, que traria mais fotos de cachorros para o feed em determinado trecho da palestra. Mas logo voltou ao que parece a programação do Facebook na SXSW: defender a nova bandeira da empresa. Keller, porém, encerrou a apresentação sem abrir espaço para perguntas - prática incomum no evento.
Durante a apresentação, o executivo do Facebook reforçou que as marcas precisam se envolver com a comunidade para obter melhores resultados na rede social. Em sua fala, Keller repetiu inúmeras vezes um slogan de empoderamento da conexão - "as ideias que nos unem, mudam o mundo".
Para Keller, cada ferramenta do Facebook nos mostra uma vontade específica do usuário. No Instagram Stories o usuário busca autenticidade e nos Grupos as pessoas esperam encontrar significado e os valores em que acreditam. Enquanto no Messenger a proposta é um relacionamento produtivo.
O diretor usou essas definições para explicar que os usuários querem aproximação, desejam formar comunidades, e que as marcas precisam acompanhar essa tendência. Em sua defesa, apontou que os três serviços, Instagram, Grupos e Messenger, são os que mais crescem.
Os Grupos, especialmente, foram uma constante no discurso de Keller. Indicando um investimento nesse serviço, o diretor reforça o papel assumido pelo Facebook de ajudar a comunidade a se conectar. Objetivo que tem causado alterações frequentes no feed, primeiro o anúncio do aumento de relevância nos posts dos amigos, seguido pelo aviso que notícias locais teriam maior destaque.

Gostou das nossas dicas? Ajude a divulgar o CSNDicas clicando nos botões abaixo.
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;