Facebook norte-coreano é inaugurado e hackeado em questão de horas

Um misterioso site foi descoberto na última sexta-feira (27) e despertou a curiosidade de muita gente na internet. Tratava-se de uma rede social absurdamente parecida com o Facebook e que – pasmem – teve sua hospedagem rastreada até a Coreia do Norte, provavelmente o país com a rede de computadores mais controlada do mundo.
A página, que aparentemente se chama StarCon, se autointitula “Best Korea’s Social Network” (que por acaso ou não pode ser traduzido ambiguamente como “a melhor rede social da Coreia” ou “a rede social da melhor Coreia”). Seu acesso era permitido em todos os lugares do mundo, o que gerou ainda mais estranheza em quem conseguiu acessar o serviço antes dele sair do ar.
O que aconteceu:
Acontece que a StarCon foi hackeada e dominada após apenas algumas horas no ar. E se você está pensando que foi obra de grupos organizados como o Anonymous ou algo parecido, você está completamente enganado. Quem obteve acesso como se fosse um administrador da rede social foi um adolescente escocês, tudo através de um imenso golpe de sorte.
Ao descobrir a existência dessa cópia do Facebook, o jovem Andrew McKean acessou a área de administração do site e, na hora de inserir login e senha, deu o chute mais óbvio e – para surpresa dele – absolutamente certeiro: o nome de usuário era simplesmente “admin” e a senha, “password”. Com isso, ele teve controle total da StarCon, podendo expulsar usuários, censurar termos específicos, manipular as áreas de publicidade e até mudar o nome do site.
Facebook norte-coreano é inaugurado e hackeado em questão de horas
Como foi hackeado:
Segundo McKean, obter acesso ao site foi “fácil demais”. Ele teve a ideia após descobrir o site norte-coreano e entender que ele teria sido feito com base no phpDolphin, um serviço que ajuda pessoas a criarem suas próprias redes sociais. Nessa plataforma, o padrão de login e senha de administrador é exatamente o que ele usou com sucesso no clone do Facebook.
No fim das contas, o acesso ao site foi bloqueado. Ainda não se sabe realmente do que se trata essa rede social norte-coreana, mas aparentemente vamos ficar sem desvendar o mistério, visto que ele deve ser retirado completamente do ar nos próximos dias.
Via Mother Board

Ajude a divulgar o CSNDicas clicando nos botões abaixo.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Cristiano Nascimento

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;