7 Dicas na hora de pedir aumento de salário ao chefe

Pedir aumento de salário é um dos grandes dilemas e dificuldades dos funcionários, ainda mais em tempos de crise econômica. A forma como abordar a chefia gera apreensão na maioria dos empregados, mas, segundo Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half no Brasil, é possível ser mais assertivo ao planejar a conversa com cuidado e antecedência. “Todo colaborador tem o direto de abordar o tema remuneração. A questão central é ter sensibilidade para conduzir a conversa sem fazer ameaças”, diz.
Veja as dicas do consultor da Robert Half para pedir o tão esperado aumento de salário:
Não fique com medo
Ninguém é demitido porque pediu um aumento (ou não deveria ser). É preciso entender que esse é um assunto tenso para o seu gestor. Por mais que ele queira e ache que você mereça, talvez ele não tenha meios de atender ao seu pedido no momento em que ele é feito. E isso gera uma tensão.

Tenha uma visão ampla do cenário

Como está sua performance dentro do que a empresa espera? Tem atingido as metas? Qual é a percepção que seu gestor e colegas têm do seu trabalho? Como está a saúde financeira da sua empresa? As respostas positivas a esses questionamentos é o que te farão seguir em frente ou não numa conversa sobre aumento de salário.

Razões para pedir aumento
É importante saber que não se deve pedir aumento porque quer trocar de carro ou mudar para um apartamento maior, por exemplo. Questões sobre o que fazer com esse dinheiro são pessoais e não devem ser expostas. Nessa conversa, é importante mostrar que você está disposto a aprender mais, a ter um escopo maior de função, mais responsabilidades e que, consequentemente, você tem uma expectativa de ser melhor remunerado por isso.

Não faça o pedido via e-mail
Conversas sobre aumento de salário devem ser feitas pessoalmente, olho no olho. Aproveite um momento de avaliação de desempenho ou peça uma conversa particular de feedback e introduza o tema. Mas jamais trate do assunto por e-mail.

Esteja maduro na função
Se você assumiu há pouco tempo uma posição, espere. Não é prudente falar de aumento de salário antes de um ano. É preciso que você esteja mais maduro na função e preparado para mais novos desafios. Controle a ansiedade!
O melhor dia para pedir aumento
Pode parecer estranho, mas um estudo da Universidade de McGill revelou que o melhor dia para pedir aumento é quinta-feira. Segundo a pesquisa, o humor vai melhorando ao longo da semana e as pessoas vão ficando mais flexíveis e agradáveis, talvez, pelo efeito do final de semana se aproximando. Diante de uma negativa, tente deixar agendada uma conversa para falarem sobre avaliação de desempenho e possível aumento da remuneração.

Entenda cursos de qualificação como um investimento
Nem sempre enriquecer o currículo com cursos de pós-graduação, mestrado e MBA se reflete automaticamente no incremento da remuneração. Essa valorização salarial só é automática em alguns casos específicos e quando o certificado é chancelado por instituições muito reconhecidas e em cursos relevantes para a empresa. A notícia pode parecer frustrante, porém é sempre importante ter em mente que cursos de reciclagem e atualização são importantes para o desenvolvimento da carreira de qualquer profissional.

Gostou das nossas dicas? Ajude a divulgar o CSNDicas clicando nos botões abaixo.
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;