A Revolução mobile nas empresas

O crescente uso de dispositivos móveis representa uma mudança irreversível no comportamento dos usuários e suas demandas. Os desenvolvedores deverão quebrar paradigmas dos modelos de sistemas voltados ao uso de computadores pessoais e empreender em novas tecnologias e visões.
Atualmente alcançamos um número de dispositivos móveis superior à população mundial. Segundo estudos da GSMA Intelligence, este número superou a marca de 7,19 bilhões – o que demonstra uma adoção tecnológica efetiva e inexorável.
Com o uso de sistemas móveis, os usuários adquiriram uma disponibilidade de acesso a aplicativos e sistemas que fazem parte do cotidiano de lazer, convívio social e trabalho. De acordo com o portal Statista (statisca.com), o número de aplicativos disponíveis até julho de 2015 na Apple Store era de 1,5 milhões. Temos uma geração de usuários com novos referenciais de experiência e uso de informação. O mercado de software inicialmente priorizou a oferta de aplicativos pessoais. Enquanto isso, as organizações e empresas reagiram de forma mais lenta a essa revolução, até que a pressão por mobilidade deu início a uma grande reforma dos sistemas de uso profissional.
O desafio para os desenvolvedores é migrar seus sistemas antigos para o novo ambiente móvel, preservando as funcionalidades e implementando novas técnicas e experiências de uso que satisfaçam ao seu público. Novas requisitos são observados, tais como ambientes de uso, responsividade, integração etc.
Ferramentas tem surgido para minimizar o trabalho e curva de aprendizagem dos desenvolvedores. Um bom exemplo, é a plataforma da FileMaker Inc., uma subsidiária da Apple, que possui um notável conjunto de ferramentas para desenvolvimento rápido e distribuição de sistemas integrados. A FileMaker completou trinta anos de existência em 2015 e, seguindo os passos de sua empresa mãe, expandiu as funcionalidades da sua plataforma com tecnologias prontas para o mundo móvel, como os produtos FileMaker Go e FileMaker WebDirect. O primeiro é um aplicativo nativo do iOS que permite funcionalidade plena das soluções desenvolvidas em FileMaker e agrega uma bela interface nos moldes da Apple. O segundo é uma tecnologia implementada no FileMaker Server que permite a utilização dos sistemas via web em qualquer dispositivo móvel. A plataforma se integra facilmente com diversos bancos de dados, como Oracle e MySql.
O foco agora é atender de forma satisfatória e eficiente as organizações e pessoas, tirando proveito máximo das vantagens da mobilidade de forma profissional e com boa relação custo-benefício.

Gostou desse artigo? Ajude a divulgar o CSNDicas clicando nos botões abaixo.
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;