» Notícias: Sexta-Feira 13 Com "Chuva de Meteoros"

Agosto, Sexta-Feira 13! Chuva no Sul do Brasil. Parecia tudo normal, porém ainda no início da noite algo diferente aconteceu.
Simplesmente uma "chuva de meteoros" quem pode ser registrada em várias partes do Mundo. Os países do Hemisfério Norte foram favorecidos por uma melhor visibilidade do fenômeno, o que no Brasil aconteceu apenas nas regiões norte e nordeste.
A chuva de meteoros Perseidas acontece anualmente, há mais de dois mil anos, sempre no mês de agosto.
O fenômeno anual foi registrado durante a passagem da Terra por uma zona repleta de detritos deixados por um cometa.
Neste ano, a visibilidade foi maior por causa da pouca luminosidade da Lua, em fase crescente.
Segundo a Sociedade Astronômica Real, da Grã-Bretanha, até cem meteoros puderam ser vistos riscando o céu a cada hora.
Trata-se da órbita do cometa Swift-Tuttle, que passa próximo ao planeta Terra a cada 133 anos. Os resquícios deixados pelo cometa se desprendem da órbita e se queimam ao entrar em atrito com a atmosfera.



Receba as Novidades do Portal CSN por E-Mail.
Digite seu E-Mail:


Os meteoros, também conhecidos popularmente como estrelas cadentes, são fenômenos associados com a entrada na atmosfera terrestre de pequenas partículas sólidas vindas do espaço. Ao mergulhar através do ar a altas velocidades, estas partículas deixam atrás de si brilhantes traços luminosos devido à fricção e também à ionização gerada nas camadas superiores da atmosfera.
Este belíssimo fenômeno pode ser apreciado a olho nú, e sob boas condições de visibilidade é possível ver alguns meteoros por hora durante uma noite de observação. No entanto, em algumas épocas do ano, a Terra em sua órbita ao redor do Sol passa através de regiões com grande concentração de minúsculas partículas de poeira deixadas para trás por cometas que visitaram o Sistema Solar. Ocorrem então as chamadas chuvas de meteoros. Nessas datas especiais, um número muito maior de meteoros pode ser observado, podendo chegar a dezenas ou até mesmo centenas de meteoros por hora.


Veja Também:




Imagens: Abril - Agencia Reuters
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;