» Dicas Google: Quatro Super dicas Google

1 - Especifique o tipo de arquivo a ser pesquisado:
Você pode instruir o Google a fazer pesquisas apenas em um determinado tipo de arquivo. Para isso, digite filetype: seguido da extensão do arquivo mais o assunto a ser procurado. Por exemplo, suponha que você queira buscar pela palavra infowester, mas somente em arquivos no formato PDF. No Google, digite então filetype:pdf infowester. Note que você pode usar uma infinidade de extensões, como doc (Word), XML, TXT, etc.


2 - Faça pesquisas dentro de um site em específico:

Você quer saber se um determinado site contém o assunto que está pesquisando, mas percebe que o sistema de busca dele é ruim ou não funciona corretamente. O que fazer? Instrua o Google a executar buscas apenas naquele site. Para isso, basta digitar no Google o termo de busca mais a palavra site: seguido do endereço do site.
Por exemplo, suponha que você queira saber se o PortalCSN contém alguma página que fale de Chapecó. No Google, basta digitar: "Chapecó site:www.csndicas.com" O resultado vai ser todas as páginas do PortalCSN que contém a palavra Chapecó.


Note que esse recurso não funciona em sites não indexados pelo Google, tanpouco em páginas de acesso restrito (acessíveis por senha, por exemplo).

3 - Use o Google Acadêmico:
Sobre o ombro de gigantes. É essa frase que aparece na página principal do Google Acadêmico. Como o próprio Google explica, trata-se de uma citação de Isaac Newton: "Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes". O Google utiliza essa frase porque sabe da importância que a pesquisa acadêmica tem, afinal, a própria empresa surgiu em uma universidade. O Google Acadêmico (em inglês, Google Scholar) serve justamente para auxiliá-lo a fazer pesquisas em materiais acadêmicos. Assim, ao precisar buscar teses, artigos, citações, resumos, etc, experimente essa opção. Se fizer bom uso, você pode se surpreender com o resultado.

4 - Faça pesquisas em blogs:
Você certamente já sabe que os blogs ganham cada vez mais importância. É por essa razão que o Google criou um serviço de busca específico para blogs: o Google Blog Search (em português, Google Pesquisa de Blogs). A vantagem de usá-lo é que, além de mostrar nos resultados somente páginas de blogs, também é possível escolher termos que foram inseridos na última semana, no último mês, na última hora, em datas específicas, etc.
Dependendo do caso, o Google Blog Search pode até te ajudar a encontrar um blog cujo endereço você não lembra. Por exemplo, suponha que, certa vez, você acessou o blog pessoal do Cristiano Santos (este que vos escreve), mas não se recorda do endereço. Digite então Cristiano Santos no Google Pesquisa de Blogs. No primeiro item da página de resultados, o Google mostrará o endereço como sugestão.



Veja Também:


Receba nossas Novidades por Email. Assine nosso Newsletter.

Portal CSN

Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;