A História de Chapecó, Santa Catarina

História de Chapecó:
O município de Chapecó exerce, de fato, a função de Capital do Oeste Catarinense e pólo de uma região com cerca de 200 municípios e com mais de 2 milhões de habitantes, onde se encontram as sedes das principais empresas processadoras e exportadoras de carnes de suínos, aves e derivados do Brasil.

LOCALIZAÇÃO
O Município de Chapecó atual, conhecido como o "Município Mãe", deu origem à divisões político - administrativas que compõem atualmente as micros regiões catarinenses da AMOSC, AMEOSC, e AMAI, excluindo apenas o Município de Ponte Serrada. (SC). Na região - Oeste e o Extremo Oeste, na parte ocidental do Planalto do Estado de Santa Catarina, em 25 de agosto de 1917, o governo estadual através da Lei No 1.147, criou os Municípios de Joaçaba e Chapecó.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, define essa região onde foi criado o Município de Chapecó de "Colonial do Oeste Catarinense".
Dos aproximadamente 14 mil km² de seu território quando de sua criação, o Município de Chapecó hoje em função dos desmembramentos municipais, possui uma área de 625,6 km², cuja sede urbana apresenta 113,24 km². Na antiga extensão territorial do Município de Chapecó, os limites iam desde o Município de Joaçaba até a fronteira com a República Argentina, tendo como divisor o Rio Peperi Guassú. A Região Oeste de Santa Catarina, representou o ultimo reduto de povoamento e colonização das terras catarinenses.
A História de Chapecó, Santa Catarina
COLONIZAÇÃO
A Região Oeste Catarinense, é o espaço constituído pelo território do primitivo município de Chapecó. Se administrativamente havia ali uma região, isto não sucedia sob o ponto de vista geográfico, pois o recenseamento de 1920 encontrou, naquela área, a população de 11.315 habitantes.
Chapecó, no principio do século não era um espaço vivido, pois não possuía contingente humano para a vida regional."(Peluso, 1892,). Dentro de uma retrospectiva histórica, desde os tempos do Brasil - Colônia, a região oestina foi objeto de questões de domínio de sua área: Questão de Missiones ou Questão de Palmas e Questão de Limites (Contestado) entre SC e PR, dificultando grandemente o processo efetivo de povoamento. Os primeiros momentos referentes ao povoamento regional, estão ligados aos paulistas em sua marcha rumo ao sul do Brasil.
A criação do Município de Chapecó em 25 de agosto de 1917, representou para a região oestina: a) a definição da região como parte integrante do contexto Catarinense - nova unidade político-administrativa.
d) necessidade urgente de uma ação de colonização para a região, por parte das autoridades constituídas quer a nível local e estadual.
c) transferência da colonização para a iniciativa particular. Assim a colonização da região inicia-se com as primeiras manifestações no sentido da região receber ações e empreendimentos da Companhias de Colonização = através da venda e ou doações de terras por parte do governo.
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;