» Curiosidades sobre o Informática #3

Curiosidades sobre o Informática - Disquete E Hoje Vamos Ter mais uma das Nossas Postagens Sobres as Curiosidades No Mundo Da Informática, Hoje Vamos Falar sobre A criação do disquete, A criação do mouse, A Origem do Teclado e Sobre Quem criou a conexão USB.
Se não Viu a Segunda Parte, Clique Aqui
A criação do disquete:
Em 1967, David Noble, da IBM criou um disco de 8 polegadas e 80 kB que era somente para leitura, mas logo descobriu que a sujeira estragava rapidamente o disco. Assim, criou a capa que encobre os disquetes, e que se tornaram sua marca característica. Em 1975, o tão-famoso disco de 5 1/4 polegadas foi criado, mas a fábrica que o construíu não viu futuro para ele e o projeto foi arquivado. Somente em 1978 estes disquetes começaram a ser distribuídos, e logo se tornaram muito populares. E finalmente, em 1982, a Sony criou o disquete de 3 1/2 polegadas, que funcionavam apenas nos seus computadores. Mas logo outros fabricantes começaram a usar o formato e ele se tornou dominante na indústria. Embora a capa que o recobria agora fosse dura, o disquete continuava sendo chamado de "disco flexível".

Quem criou o mouse?
O norte-americano Douglas Engelbart, engenheiro eletrônico, foi quem criou o mouse, em 1968. Mas quando sua invenção começou a se popularizar, sua patente já havia vencido, ou seja, ele acabou não recebendo nada pela sua criação.
O primeiro computador pessoal a utilizá-lo foi o Lisa, modelo desenvolvido pela Apple, em 1983.
Quem criou o mouse
O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores isto porque era fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos. As canetas óticas e as mesas digitalizadoras sempre foram grandes competidores do mouse, mas nunca ganharam porque o mouse é mais popular e mais fácil de se utilizar.

Quem criou o teclado?
Na verdade não foi bem uma criação específica para os computadores. É na verdade uma adaptação do teclado das antigas máquinas de escrever, com alguns acréscimos de comandos. A sua disposição, ou seja, o posicionamento das letras, foi criada pelo norte-americano Christopher Latham, em 1870. Essa combinação é chamada "Qwerty", por causa das letras que iniciam o teclado, e a ordem delas foi desenvolvida segundo o idioma inglês, para combinar os pares de letras mais usadas dessa língua.

Quem criou a conexão USB:
O padrão USB (Universal Serial Bus) foi desenvolvido por um consórcio de empresas, entre as quais destacam-se: Microsoft, Apple, HP, NEC, Intel e Agere. O intuito era criar uma conexão entre o computador e vários periféricos sem ter a necessidade de desligamento do aparelho. A primeira versão do projeto surgiu em 1994. O padrão atual mais usado, o USB 2.0 foi lançado em 2000.


Fontes: CJ e Wikipédia


- Mais Sobre Informática:
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;