» Curiosidades sobre o Informática #2: Os Primeiros

Curiosidades sobre o Informática - A origem do HD Continuando Nossas Postagens Sobres as Curiosidades No Mundo Da Informática, Hoje Vamos Falar sobre O primeiro computador pessoal, A origem dos Primeiros hackers, O primeiro software e A origem do HD e seus nomes .
O primeiro computador pessoal:
O Altair 8800 é considerado por muitos o pioneiro na era dos computadores pessoais. Foi lançado em 1975 e desenvolvido pela MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems), nos EUA. Tinha como características uma unidade de processamento central com uma
memória de 256 bytes e um complexo sistema de operação.
Vendido originalmente como um kit através da revista norte-americana Popular Electronics, os projetistas pretendiam vender apenas algumas centenas de unidades, tendo ficado surpresos quando venderam 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Hoje o Altair é reconhecido como a fagulha que levou à revolução do computador pessoal nos anos seguintes:
Humor: A Bula do Homem e Manual de Instruções
os barramentos de computador desenhados para o Altair se tornariam um padrão de facto na forma de barramento S-100 e a primeira linguagem de programação para a máquina foi o Altair BASIC, que conduziu à fundação da Microsoft.

O primeiro software:
O primeiro software de uso geral foi o CTSS (Compatible Time-Sharing System), desenvolvido no MIT e apresentado em novembro de 1961. Em 1980, William (Bill) Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen, fundadores da Microsoft, compram o sistema QDOS ("Quick and Dirty Operating System") e batizam-no de DOS (Disk Operating System) e vendem licenças à IBM, O DOS é considerado por muitos o primeiro softawe desenvolvido para computadores pessoais.

A origem dos hackers:
O mais provável é que tenham surgido no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Esse nome era dado aos estudantes aficcionados por complexos sistemas elétricos de maquetes de ferromodelismo. Com o acesso deles aos computadores, passaram a desenvolver pequenos programas e jogos, tudo em nome do desafio de desvendar os segredos da informática.
A origem do HD e seus nomes:
O primeiro HD (305 RAMAC), ou disco rígido na época, foi desenvolvido pela IBM em 1957, com uma capacidade de 5Mb. Em 1973 a mesma IBM lançou o modelo 3340 "Winchester", nome que ficou popularizado e hoje está em desuso.
O nome disco rígido (hard disk) foi criado para ser chamado por oposição a disco flexível (do inglês, “floppy disk”).
Seu intuito era levar em consideração as informações e o crescimento tecnológico da época. A IBM lançou esta unidade com disco rígido para substituir a unidade de fita, até então usada na época. As novas unidades, as mais modernas para a época, eram formadas por cinqüenta discos de 24 polegadas, que permitia aos operadores uma gravação de 4,4 megabytes de dados e o custo para tal armazenamento era feito por financiamentos anuais de 35 mil dólares.

Fontes: CJ e Wikipédia: [PC Altair 8800] - [HD Ramac 305]


- Mais Sobre Informática:
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;