Dicas para proteger sua conta do Facebook com segurança

O Facebook não é o melhor exemplo em segurança e privacidade, muitas vezes nossos dados são compartilhados com empresas de publicidade para gerar anúncios, com base no que vemos dentro e fora da rede social essas empresas tem nossos traços de navegação e somos constantemente monitorado no que fazemos.
Também não é diferente quando o assunto é segurança, por padrão não há nenhum tipo de verificação adicional ativo e muitos usuários até desconhecem o recurso, sendo assim basta ter sua senha roubada para que outra pessoa possa ver tudo o que você faz e conversa na rede social, é um risco de exposição de privacidade muito grande.
Confira nossas Dicas de como proteger sua conta do Facebook com segurança:

Desabilitando compartilhamento de dados para anúncios do Facebook
É possível desabilitar que alguns recursos de anúncios do Facebook usem seus dados para campanhas de publicidade, para isso vá até o menu de Anúncios do Facebook e configure para que nenhum site possa obter seus dados.

Sites de terceiros: Configure "Ninguém", assim o Facebook não compartilha suas informações com sites de terceiros através de plugins sociais.

Anúncios e amigos: Novamente selecione a opção "Ninguém", assim não será permitido que o que você curte possa ser usado com base em anúncio para outras pessoas.

Públicos personalizados do site e aplicativo móvel: Esta opção é a mais desconhecida entre os usuários, pois aparentemente não há nenhum botão para se alterar a configuração, porem ao clicar em "Restringir mensagens" o usuário é encaminhado para uma página onde é possível desativar o recurso, basta clicar em "Optar por não receber".

O grande problema é que esta configuração é armazenada seu navegador através de cookies, ou seja, será necessário fazer isso em todos os navegadores que você usa o Facebook sempre que limpar os cookies.

Utilizando aprovações de login sua conta
É possível configurar sua conta para que seja necessário aprovar cada login realizado em dispositivos desconhecidos, vá até o menu "Segurança" e marque a opção "Exigir um código de segurança para acessar minha conta a partir de navegadores desconhecidos.".
Cada vez que você entrar em um computador ou smartphone desconhecido, você irá receber uma mensagem em seu celular com um código que será usado para aprovar o seu login, funciona de forma idêntica ao recurso "Verificação de duas etapas" do Google.

O único problema é que as vezes sua SMS pode não chegar, para evitar este tipo de complicação há uma alternativa para receber seus códigos sem utilizar SMS ou Internet 3g.
Ative o Gerador de Códigos em seua conta e utilize a opção para configurar outra maneira de obter códigos de segurança.
Agora em seu smartphone, baixe o aplicativo chamado Token2 OTP e escaneie o código QR, será gerado um perfil no aplicativo, este perfil irá sempre conter seu código e o mais interessante é que usando a tecnologia Timed One Time Password (TOTP) ele não usa nenhum tipo de conectividade SMS, 3G ou WiFi para obter as senhas, assim mesmo que seu smartphone esteja sem qualquer conexão, você sempre terá uma senha nova e descartável em mãos para autorizar o aplicativo.


Ainda não é o bastante?

Mesmo com esses cuidados na rede social você ainda poderá estar exposto a problemas de privacidade, então siga algumas dicas adicionais:

• Controle o que você posta em sua linha do tempo deixando visível somente para amigos.
• Não insira todas suas informações na rede social, apenas o necessário.
• Não adicione pessoas desconhecidas.
• Evite clicar em links externos ou duvidosos, podem ser fontes de spam.
• Não passe senhas e contas através do Facebook, mesmo que seja para algum familiar.


Gostou? Ajude a divulgar o CSNDicas clicando nos botões abaixo
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;