» Notícias: Google Avisa sobre sites Hackeados

Com o número de sites, blogs e portais crescendo a cada dia, é mais comum surgirem notícias falando a respeito de roubo de dados e páginas que foram invadidas por crackers. A mais recente notícia desse gênero foi a invasão do famoso Blog Gawker Media, que resultou na exposição de dados sigilosos de usuários e dos próprios funcionários do blog.
Pensando em uma forma de tornar a navegação dos usuários mais segura, a Google adicionou ao seu serviço de buscas um sistema que alerta os usuários a respeito de sites que possam ter sido hackeados ou modificados por usuários não autorizados.

Como a notificação funciona?
Os sites que possivelmente foram hackeados ou tiveram seu conteúdo alterado por pessoas não autorizadas aparecerão com a mensagem "This site may be compromised" (Este site pode ter sido comprometido), que pode ser vista logo abaixo do título exibido na busca do Google.
Ao clicar em cima dessa mensagem, o usuário é redirecionado até a página de segurança da Google, mais precisamente para um artigo da Central de Ajudas que explica melhor a respeito do mecanismo de segurança da empresa.
Caso o usuário opte em clicar no resultado, será redirecionado para a página desejada normalmente. Em alguns casos, um pequeno aviso é exibido, o qual alerta quanto ao risco de prosseguir e explicando que a partir daquele ponto, é por conta e risco do usuário.

Avisando os desenvolvedores:
O novo mecanismo de segurança da Google traz ainda um benefício para os donos dos sites. Segundo a própria empresa, eles estão fazendo o melhor possível para entrar em contato com os criadores e desenvolvedores dos sites que foram detectados como suspeitos para alertá-los a respeito das invasões.
Para isso, a Google está fazendo uso da Webmaster Tools ou qualquer outro email de contato exibido no site. A intenção é tornar esse tipo de atendimento um
serviço corriqueiro, alertando todo e qualquer usuário que tenha sua página na internet invadida.
A Google ainda disponibiliza um link de ajuda para que os webmasters mais inexperientes saibam como proceder no caso de invasões. As instruções podem ser acessadas através da Central de Ajudas ou por meio do Google Suporte.
O novo serviço de rastreamento do Google ainda não está 100% operacional. Algumas melhorias no algoritmo ainda precisam ser feitas, mas a empresa está trabalhando o mais rápido possível para deixar a nova ferramenta totalmente funcional, proporcionando mais segurança para usuários e donos de sites.

Fonte: Baixaki


Veja Também:
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;