» Eleições 2010: Como Justificar Seu Voto?

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência nas eleições desde domingo .
A justificativa eleitoral pode ser apresentada no dia da eleição ou até 60 (sessenta) dias após o pleito. A ausência a cada turno da eleição deve ser justificada individualmente.
O formulário pode ser obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da internet do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e dos tribunais regionais eleitorais de cada estado, nos locais de votação ou de justificativa no dia do pleito.
No dia da votação, basta que o eleitor, portando o título eleitoral ou um documento oficial de identificação com foto, dirija-se a qualquer local destinado ao recebimento de justificativa eleitoral e entregue o respectivo formulário devidamente preenchido.
Se o formulário for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.
Após essa data, o eleitor deverá apresentar requerimento dirigido ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito, pessoalmente ou pelos Correios.
O pedido deve conter a qualificação completa do eleitor (nome, data de nascimento, filiação, número do título e endereço atual) e o motivo da ausência à votação, cabendo ainda ao eleitor, apresentar cópia de documento que comprove sua identidade.
Eleições 2010


Voto em trânsito:
Neste ano, para quem se cadastrou antes nos cartórios eleitorais, é possível votar em trânsito para presidente. Ou seja, mesmo quem esteja fora de sua cidade, pode votar para presidente. Mas é preciso estar numa capital e ter feito o registro antecipado. Hoje não é mais possível registrar. E o voto é somente para presidente, não para os outros cargos.
Quem votar em trânsito para o cargo de presidente da República não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa. Para os eleitores que estarão fora do domicílio e que não se cadastraram para votar em trânsito, permanece a necessidade de justificar a ausência.
Atenção Quem não votou no Primeiro Turno pode votar no Segundo Turno, caso não vote em nenhum dos Turnos deverá apresentar Justificativa referente as duas Ausencias.


» 2º Coletivão Sobre Política e Drogas.
Veja Mais.

» Quais são as 30 profissões mais bem pagas do brasil.

» Apostila Oficial Administrativo para Concursos Grátis.

» Empregos & Carreira: 6 Profissões Esquisitas.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Cristiano Nascimento

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Comentários :

  1. Excelente post !
    Vou ter que justificar meu voto hoje e estas informações me ajudaram bastante !
    Um grande abraço !

    ResponderExcluir

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;