» Dicas Para Usar Bem o Seu E-Mail

O E-Mail ou correio Eletrônico é um dos recursos mais usados na internet e assim como há formas de utilizá-lo de maneira mais eficiente. As dicas a seguir dão orientações simples e rápidas, mas que facilitam a utilização dessa tão importante forma de comunicação e fornecem mais segurança a comunicação virtual.

- Use a opção Bcc (ou equivalente):
Muitas pessoas recebem e-mails que acham interessantes e encaminham à sua lista de contatos. Porém, fazem isso simplesmente separando os e-mails por vírgula no campo Destinatário ou Cc. O problema desse tipo de utilização é que todos que receberem a mensagem poderão ver os endereços das outras pessoas que receberam o E-Mail, o que pode ser indesejável para algumas pessoas e evita o uso do SPAM. Para evitar isso, praticamente todos os serviços de e-mail contam com o campo Bcc (ou CCo). Ao utilizá-lo, todos receberão a mensagem normalmente, porém só enxergarão o E-Mail de quem o enviou.

- Não escreva o texto todo em letra maiúscula:
Prática comum de novos usuários da internet, redigir e-mails usando apenas letras maiúsculas não é recomendável, pois palavras em maiúsculo, na internet, significam gritar.
Dicas Para Usar Bem o Seu E-Mail




- Não apague o conteúdo anterior ao responder mensagens:
Prática comum em e-mails de lista de discussão, apagar o conteúdo da mensagem anterior é algo não recomendável. Muita gente, ao responder mensagens, apaga o texto original para deixar o e-mail da resposta menor ou menos confuso. No entanto, o destinatário muitas vezes pode não se lembrar sobre o que se trata aquela resposta e é obrigado a procurar mensagens anteriores. Assim, ao responder e-mails, mantenha o conteúdo anterior e apague, no máximo, os textos de propaganda que alguns serviços de e-mail exibem.

- Evite o uso de mensagens com imagens de fundo:
Algumas pessoas que usam programas clientes de e-mail gostam de enfeitar a mensagem utilizando imagens de fundo ou pequenas animações. Essa é uma prática não recomendável, pois o destinatário pode tentar ler a mensagem por webmail e a visualização desta pode ser comprometida pela imagem. Além disso, e-mails com esse recurso geralmente ficam maiores e podem atrapalhar na hora da leitura. Ao digitar e-mails, utilize sempre a forma mais simples de texto.
Se Necessitar Enviar uma imagem envie como anexo.

- Evite o uso de gírias e vícios da internet:
Ao enviar e-mails, evite ao máximo o uso de gírias ou vícios de internet (exceto se for com seus amigos). Use "você" em vez de "vc", "aqui" em vez de "aki", "obrigado" em vez de "valew", etc. Se enviar um currículo ou uma pergunta a uma empresa usando termos como esses, você certamente será mal-visto.

- Campo assunto Preenchido Claramente:
Ao disitar e-mails, procure sempre colocar no campo Assunto frases que estejam relacionadas com o conteúdo da mensagem. Por exemplo, se você quer combinar de ir ao cinema com alguém, coloque no campo assunto algo como "Filme tal no dia 5". Se você achou um site interessante e quer sugerí-lo a um conhecido, coloque no campo assunto algo como "CSN Dicas - site sobre Informática e Variedades". Colocar no campo assunto frases como "Bom dia", "Olá de novo!" ou até mesmo deixá-lo em branco pode dificultar a localização posterior da mensagem por parte do destinatário.

- Avise, se o conteúdo for comprometedor:
Embora não seja recomendável, muita gente gosta de enviar piadas ou imagens, digamos, "impróprias para menores de 18 anos" por e-mail. Se achar inevitável fazer isso, ao menos coloque no campo assunto um indicativo de que o conteúdo do e-mail pode ser comprometedor. Para isso, após o título da mensagem, insira palavras como "Cuidado [+18]" e "Conteúdo perigoso", do contrário, a pessoa que receber o e-mail poderá abrí-lo na frente de colegas, do chefe, de filhos, etc.

- Não divulgue telefone na assinatura de E-Mail:
Há pessoas que informam o número do telefone e até o endereço de casa ou do trabalho abaixo de seu nome, na assinatura do e-mail. Evite fazer isso, por questões de segurança. No caso de e-mails empresariais, onde isso muitas vezes é obrigatório, apenas utilize o e-mail para fins profissionais. Utilize outro para uso pessoal e não coloque tais informações nele.

- Anexos com o menor tamanho possível:
Quanto menor o tamanho de um arquivo a ser enviado em anexo, melhor para quem vai recebê-lo. Se o arquivo for grande, sempre que possível, compacte-o (com o uso de programas como Winzip, Filzip ou tar.gz em Linux). Isso porque o destinatário pode ter limites na caixa postal, conexão lenta à internet ou seu provedor pode bloquear mensagens que ultrapassem um determinado tamanho.

- Utilize nomes simples no e-mail:
Em e-mails que você poderá divulgar em cadastros ou verbalmente a outras pessoas, use um nome ou uma seqüência de caracteres o mais simples possível antes do sinal @. Por exemplo, opte por fernando@csndicas.com ao invés de f3rn4ndO@csndicas.com, escolha marcelo.pereira@csndicas.com ao invés de celo2309per@csndicas.com. Dessa forma, haverá menos chances de erro na hora de inserir esse e-mail em um formulário ou informá-lo através do telefone, por exemplo.

Aproveite e Faça seu E-Mail no CSN Dicas com 5Gb de Espaço e com vários Logins disponíveis. Clique Aqui!

Os leitores também clicaram:


» Tutorial: Como Fazer um MSN [Messenger].

» Atalhos de Teclado para E-Mail CSNDicas e Hotmail.

» Email Grátis CSN Dicas Com Até 5 GB de espaço.

» Empregos & Carreira: 6 Profissões Esquisitas.
Compartilhe no Google Plus

Sobre CSNDicas

Cristiano Nascimento é Empreendedor Digital, formado em Processos Gerenciais, Especialista em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Sócio da Casa Cheff Alimentos. Participa do site Fotos Facebook e das Fanpages Frases de Camisetas, Chapecoense e Mensagens de Parabéns. Siga e curta no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube e Google+.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :

Postar um comentário

» NÃO faça comentários ofensivos;
» Faça apenas comentários RELATIVOS ao assunto do artigo;
» NÃO faça conversas nos comentários;
» É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
» Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;